Página Principal Adicione o  Portal da Póvoa de Varzim aos Favoritos E-mail: pvarzim@povoadevarzim.com.pt
    
Freguesias Galeria Multimedia Turismo da Póvoa de Varzim Fórum PVZ Informações Úteis Cidade Empresas do Concelho O Poveiro
ONDE DORMIR
AGÊNCIAS DE VIAGENS
ARTESANATO
ARTESÃOS POVEIROS
CULINÁRIA POVEIRA
GASTRONOMIA
ONDE COMER
PONTOS TURÍSTICOS
PERCURSOS PEDESTRES
TURISMO
FESTAS POPULARES
ROMARIAS
PATRIMÓNIO
   
   
 
» Breve descrição da gastronomia poveira
 

A Gastronomia do concelho da Póvoa  de  Varzim tem duas facetas bem distintas. De um lado, as ricas influências minhotas e, no outro, a originalidade da classe piscatória poveira. Se este património está salvaguardado no que respeita à cozinha minhota, já o mesmo não se pode dizer da do  pescador  poveiro. Infelizmente, torna-se  difícil encontrar um desses pratos tradicionais nos restaurantes da cidade e até nos hábitos domésticos estão a cair em desuso. "Os tempos mudaram", a comunidade de tão forte identidade cultural foi-se abrindo  ao  exterior.

  

As condições sócio-económicas também se alteraram permitindo a libertação do limiar da pobreza e da indigência, constante ameaça para o pescador das classes mais modestas. Parco em recursos, a sua alimentação restringia-se aos produtos agrícolas da  região  e  aos  que  ele  próprio granjeava no mar, mas destes só os mais "pobres" (sardinha, raia, cação, cavala, cascarra, peixe bandalho, etc) frequentavam a sua mesa. Os peixes "finos" (pescada, robalo, badejo, melo, etc) eram para venda, não iam à boca do pescador. Do esforço da criatividade para ultrapassar estas limitações resultou a grande riqueza de sabor da cozinha poveira.

   
 
 
Página Principal
LIVRO DE VISITAS | VER LIVRO | RECOMENDAR SITE | TELEFONES ÚTEIS  | E-MAIL
© design e desenvolvimento: richardesign